0
0
0
s2sdefault

O folião presente no Carnaval de Salvador 2020 conta com uma novidade no ambiente virtual: o sistema Opine+, ferramenta que permite fazer a avaliação dos serviços municipais por meio de smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. A iniciativa é realizada em parceria entre a Ouvidoria Geral do Município (OGM) e a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), com o intuito de aproximar ainda mais a Prefeitura do cidadão no período da folia.

O Opine+ permite realizar pesquisas de opinião personalizadas de acordo com a necessidade através de QR Code – código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. O sistema acompanha em tempo real todas as avaliações realizadas e acessa os dados a partir de computador, tablet ou smartphone, além de emitir relatórios com indicadores precisos das áreas avaliadas que auxiliarão em tomadas de decisões estratégicas.

A Ouvidoria de Salvador utiliza a ferramenta de modo piloto durante o período do Carnaval como forma de avaliar os principais serviços municipais, a exemplo do trânsito, transporte, limpeza urbana, organização da festa, iluminação nos circuitos e atrações para o folião pipoca, dentre outros. “Existe um esforço da Prefeitura em atender de forma rápida essas demandas. Por trás dessa ferramenta existe uma força-tarefa para dar seguimento e resolução das demandas. Vamos acompanhar e cobrar retorno das solicitações para o cidadão”, explica o ouvidor-geral Humberto Viana.

Pontos de acesso – Com um clique rápido e fácil através da câmera do celular ou tablet, o folião pode acessar os cartazes do Fala Folião com o QR Code nos principais pontos da cidade. Eles estão localizados nos balcões fixos da Ouvidoria instalados nos circuitos Osmar (Centro), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho); Elevador Lacerda e planos inclinados Pilar, Gonçalves e Liberdade; pontos do Expresso Salvador; shoppings da cidade; embarque e desembarque das linhas de ônibus do percurso da festa; estacionamentos; Camarote Acessível e para Idosos; e arquibancadas.

Ao acessar o QR Code, o cidadão será encaminhado a um breve questionário que poderá ser respondido de forma ágil e fácil. Quem preferir, poderá deixar o contato no final do formulário para resposta direta do órgão. Não é necessário fazer cadastro no sistema.

Atendimento fixo – O Fala Folião também conta com os balcões de atendimento fixos no Elevador Lacerda, Campo Grande e Barra, além de equipes itinerantes espalhadas por todos os circuitos da festa. A Central Disque Salvador 156 atenderá 24 horas para todo e qualquer tipo de informação, solicitação ou outras demandas referente à festa, através do telefone 156 ou site fala. salvador. ba. gov. br. Para atendimento às demandas do público, a OGM contará com a colaboração efetiva dos órgãos operacionais que se utilizam dessas informações durante o evento.

Outra estratégia adotada pela OGM é a utilização de mochilas-pirulito, um acessório de identificação acoplado às costas dos integrantes das equipes volantes, apontado como importante estratégia na captação de informações junto ao folião nos principais circuitos da festa.

 

0
0
0
s2sdefault