Convidados por moradores da comunidade de Paramana, a Ouvidoria-Geral do Município (OGM) participou de uma reunião na Associação de Moradores de Paramana, em Ilha dos Frades. O objetivo do encontro foi abrir um canal de diálogo com a comunidade para fim específico na permuta de área esportiva, receber as assinaturas do acordo entre os moradores para dar inicio às obras de melhorias no local e apresentar as principais demandas da região.

Durante a reunião foi informado aos moradores os principais investimentos na ilha, através da gestão municipal. Para Jay Márcio Neves, “esse benefício será um investimento inédito para localidade trazendo melhorias nas partes de infraestrutura (entre calçadas, rede de escoamento pluvial, praças, dentre outros), educação, saúde, ou seja, tudo que some melhor qualidade de vida da população”, afirma o Coordenador de Precursão e Monitoramento de Obras da Ouvidoria. Lilia Monteiro, líder comunitária comemora entre os moradores e desabafa: “Finalmente vamos ter na nossa comunidade um tratamento de esgoto que tanto precisamos”.

O coordenador chama atenção sobre a importância da comunidade neste trabalho que a OGM vem fazendo nas regiões de Salvador e o quanto essa ação tem contribuído com melhorias para população. “A administração municipal tem um projeto para as ilhas que vem sendo considerada nas políticas públicas do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente”, explica Neves.

Melhorias

A Prefeitura do Salvador vem promovendo obras de manutenção e instalação de equipamentos da iluminação pública nas ilhas. O trabalho está sendo realizado desde o ano passado e já foram feitas vistorias, troca de lâmpadas e acessórios da rede elétrica em cerca de 30 pontos, distribuídos nas localidades de Botelho, Santana, Praia Grande, Itamoabo, Porto dos Cavalos e Martelo. Também foram instalados refletores de 400 watts para melhor visualização noturna.

Além disso, já está em fase final de construção mais uma escola municipal na comunidade de Praia Grande, pavimentação nas comunidades de Santana, Botelho, Praia Grande e Passa Cavalo - em Ilha de Maré, na Ilha de Bom Jesus dos Passos e reforma do cais na Praia de Itamoabo. O serviço é programado com base nas informações dos moradores, que entram em contato com a Prefeitura pelo Portal Fala Salvador ou através do número Disque Salvador 156.