Com respostas positivas em demandas para o cidadão, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) conclui o balanço anual com números ostensivos de atendimentos. De janeiro a dezembro deste ano, o órgão, através do Disque Salvador – 156, recebeu cerca de 172 mil ligações. Em passagens aos bairros, por meio da equipe de precursão, aproximadamente 50 comunidades foram visitadas e mais de 260 solicitações de serviços levantados, além dos atendimentos presenciais realizados na sede do órgão com a soma de 1.248 no total.

Das solicitações de serviços registrados pelo 156, os mais demandados são: iluminação pública, ordenamento de tráfego, coleta de lixo e entulho, varrição, capinação, dentre outros. Já em visita às comunidades, os serviços de limpeza de canais, contenção de encostas, construção de escolas, creches, praças, postos de saúde, são os mais requeridos.

Um dado importante, é que 86% dessas solicitações de serviços já estão concluídas. Vale ressaltar, que os atendimentos presenciais na sede da Ouvidoria ou os registros feitos pela equipe de precursão nas ruas, são todas encaminhadas aos órgãos executores dos serviços e as tramitações devidamente acompanhadas pela OGM.

Hoje, uma das portas de entrada para o cidadão aos serviços da Prefeitura, é através do Programa Fala Salvador. Gerenciado pela Ouvidoria, a ferramenta é utilizada nas Prefeituras-Bairro, além do Disque Salvador 156, pelo Portal Fala Salvador e nos atendimentos setoriais de cada órgão municipal, por meio da Rede de Ouvidores. Para mais comodidade o cidadão ainda pode acessar o endereço eletrônico www.falasalvador.ba.gov.br e solicitar o serviço.

Parcerias

A Ouvidoria participa do projeto Primeiro Passo em parceria com a Secretaria de Educação. É na sede da OGM que está concentrado o agendamento, através do 156, para atendimento dos beneficiários nos postos. Foram disponibilizados 20 atendentes exclusivos para o agendamento. Desde o início do programa, em setembro, já foram agendados através do sistema cerca de 11.500 beneficiários.

Outra parceria importante foi da OGM com a Diretoria Geral de Esportes, onde foram realizadas 112 vistorias para construção e reforma de espaços esportivos. Desempenhou também, em parceria com a Prefeitura-Bairro e a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Defesa Civil – SINDEC, uma série de vistorias em 117 canais, 230 encostas, 271 escadarias, 194 novas ruas para projeto e outras 384 para recapeamento.

Com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas – SUCOP, a Ouvidoria vem realizando o acompanhamento na reforma dos cais, passeios e instalação de manilhas em Ilha de Maré. Além disso, já está em obra o serviço de pavimentação em algumas Ilhas, e a proposta da prefeitura é pavimentar as vias de acesso para que seja resolvida a questão da mobilidade entre as comunidades.

Presença em grandes eventos

A Ouvidoria vem se consagrando em grandes eventos. Assim como no Carnaval, esse ano a OGM se fez presente também no principal evento esportivo mundial, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O Projeto Carnaval 2014 - “Salvador quer ouvir”, a Ouvidoria recebeu 5.250 manifestações tendo como entrada o Portal Fala Salvador, o serviço do 156 e a equipe itinerante.  Já na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 a OGM realizou os trabalhos de enquete junto aos torcedores. Ao longo dos nove dias de Fifa Fan Fest e dos seis jogos na Arena Fonte Nova, foram registrados 10.982 atendimentos.

A OGM ainda se fez presente em um dos mais importantes eventos nacionais de Ouvidorias do país. O órgão participou do XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, realizados em agosto em Florianópolis e, através do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, do 9º Seminário Nacional de “Ouvidores & Ouvidorias”, no Rio de Janeiro.