Desde que assumiu a gestão, o prefeito ACM Neto visita semanalmente os bairros de Salvador. A Ouvidoria Geral do Município (OGM), através das Coordenadorias de Relacionamento e Atendimento à Comunidade, assume um papel fundamental nesse projeto. Com base no mapeamento da região, as coordenações fazem o levantamento das demandas do local e mediam junto aos órgãos públicos.

De acordo com Humberto Viana, Ouvidor Geral do Município existe um empenho e comprometimento do prefeito e dos órgãos públicos, em buscar soluções e atender a perspectiva da comunidade. “A expectativa é que em médio prazo possamos fazer um raio X em toda cidade”. Ele disse ainda, que quando o cidadão procura a Ouvidoria espera por respostas positivas. “Cobrar e monitorar os serviços prestados pela prefeitura é dado como prioridade em respeito ao cidadão”, enfatizou Viana.

A Coordenadoria de Precursão e Monitoramento (CPM) é responsável pela organização e elaboração do roteiro das visitas de trabalho do prefeito e sua comitiva aos bairros, que realiza um mapeamento das principais demandas das comunidades, tendo sempre como referência lideranças do local, dando prioridade às áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Após a visita, cabe à Coordenadoria de Relacionamento e Atendimento à Comunidade (Crac), retornar ao local, registrar as ocorrências, encaminhar as solicitações para os órgãos responsáveis e acompanhar a ordem dos serviços. Ao longo do período, a equipe passa a fiscalizar diretamente nos bairros as atividades deliberadas pelo prefeito e avalia o nível de satisfação dos moradores a respeito dos serviços realizados.

A credibilidade dada à equipe da Ouvidoria, resulta não só na afirmação do seu papel, baseados pelos princípios da excelência administrativa, transparência da gestão pública e valorização ao cidadão, como também possibilita uma aproximação direta do prefeito com as comunidades.